2019

Festival Música de Rua conta com 40 apresentações musicais em 2019
Evento ocorre entre os dias 22 e 05 de maio na região da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul

Uma maratona de shows em escolas públicas, igrejas e outros lugares onde as pessoas se encontram marca a abertura do oitavo ano do Festival Música de Rua, que também segue no propósito de aproximar extremos geográficos e musicais com atrações que afirmam uma música brasileira necessária e, ao mesmo tempo, dialogam com contextos sonoros contemporâneos da América Latina.
Concebido neste ano em dois momentos, a Etapa Caxias e a Etapa Serra Gaúcha, o festival prevê a realização de 40 apresentações, além de outras atividades como projeção de documentário e palestra-show, residência artística, o projeto Música na Sua Rua, reafirmando sua confiança de que os festivais estão mudando a música brasileira e inserindo Caxias do Sul e a Serra Gaúcha nesse contexto.
Assim, além de se encontrar com grupos e artistas locais, apostando também em nomes emergentes, o Festival Música de Rua terá em seu lineup shows da cantora paraense Keila, do trio paranaense Tuyo, do ícone da música gaúcha contemporânea Borghetinho, dos uruguaios do Cuarteto Ricacosa e do “cantautor” Ricardo Pita, que vem o Equador.
O festival conta ainda, pelo segundo ano consecutivo, com o patrocínio de Natura Musical “Desde 2017, o programa patrocina festivais que trazem aos palcos uma diversidade de artistas e bandas capazes de amplificar debates contemporâneos. Eventos como o Festival Música de Rua agregam as oportunidades de palco para os artistas e contribuem para a formação e ampliação de um público jovem para a música brasileira”, completa Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. 
Etapa Caxias
De 22 a 28 de abril, a Etapa Caxias do festival, que tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, mobilizará grupos e artistas caxienses para apresentações em lugares onde as pessoas estão como igrejas e escolas, focando também na formação de público.
Nessa etapa, as apresentações incluem o duo de gaitas serrano formado por Karol Coelho e Rafael Siqueira, o tenor Dirceu Pastori, que se apresenta com o pianista Paulo Johann, o grupo Zingado, a Banda Marcial do Cristóvão de Mendoza, a banda Catavento, que acaba de fazer show no conceituado festival Lollapalooza, e o espetáculo cênico-musical Histórias para Voarcom atores Aline Tanaã, Giovana Mazzochi, Douglas Trancoso e Gabriel Zeni. 
Etapa Serra Gaúcha
A Etapa Serra Gaúcha, financiada pelo Pró-Cultura LIC RS, terá shows em Caxias e Bento Gonçalves dias 1º, 4 e 5 de maio.
No dia 1º de maio, às 17h, o festival ocupará o espaço Fabbrica, em Caxias, com apresentações de Ricardo Pita e da Banda Marcial do Cristóvão de Mendoza.
Os shows em Bento Gonçalves serão realizados dia 4, às 15h, na Rua Coberta, com as seguintes atrações: Ricardo Pita, do Equador, Tuyo, banda Trebbiano, de Bento Gonçalves, e o projeto Rapajador. A estrutura terá food truckscom opções de alimentação e cerveja artesanal.
Em Caxias, dia 5, às 15h, os shows serão na Universidade de Caxias do Sul que, pelo segundo ano, é parceira do festival. As atrações serão o Quarteto Ricacosa, Ricardo Pita, Keila, Tuyo, Renato Borghetti, projeto Rapajador e Slam das Manas. Na área montada junto ao estacionamento da UCS, o público contará com serviços e alimentação em food trucks.
Das atrações internacionais, os uruguaios do Quarteto Ricacosa promovem uma fusão de ritmos tradicionais como o tango ao folclore do Uruguai. Já o cantor e compositor equatoriano Ricardo Pitta, cujo trabalho funde referências tropicais, swing, rock alternativo e folclore latino-americano.
Do Brasil, o lineup tem o trio paranaense Tuyo, que a cada dia conquista mais fãs e popularidade com uma estética que inclui o folk e transita também pelo lo-fi hip hop e até o synth pop. Outro destaque e a performance pra lá de animada da amazonense radicada no Pará Keila. Ex-integrante da Gang do Eletro, a moça promove uma calorosa fusão o brega paraense com o funk.
Outro destaque dos shows do Festival Música de Rua em Caxias será Renato Borghetti. Verdadeiro ícone da música contemporânea gaúcha, Borghetinho tem projeção internacional pela aproximação da música do Pampa – composta por gêneros como vanerão, xote, milonga e chamamé, dentre outros – ao jazz fusion.
A programação na Universidade de Caxias do Sul também inclui o projeto Rapajador, que aproxima o rap das pajadas gaudérias e é desenvolvido pelo rapper Chiquinho Divilas e o acordeonista Rafael De Boni, com a participação do compositor Rodrigo Molares. Outro destaque é a participação do coletivo Slam das Manas que levará seu discurso e seus versos de empoderamento feminino ao palco do festival.
Música na Sua Rua
Novidade desta edição na Etapa Caxias do festival, o Música na Sua Rua promoverá encontros musicais de conexão direta com o festival e reconexão entre as pessoas. A atividade prevê apresentações da Catavento, Yangos e do Coro Jovem do Moinho/UCS em três locais diferentes, na sexta-feira, dia 26 e abril. A seleção para os shows foi feita previamente pelo site do festival. A iniciativa reafirma a vocação do Música de Rua e promover encontros e possibilidades de trocas mediadas pela potência sensibilizadora e inclusiva da música.
Além os três shows previstos, no dia 28, às 15h, o Música na Sua Rua ocupa a Praça da Esperança, no bairro Euzébio Beltrão de Queiroz com apresentações da Banda Marcial do Cristóvão de Mendoza e o projeto Rapajador.
DocumentárioGEMA - A história de Adelar Bertussi
Também está na programação da Etapa Caxias a exibição do documentárioGEMA - A história de Adelar Bertussie uma palestra-show de Rodrigo Morales e Rafael De Boni. Realizada nas escolas que receberão os shows, a atividade contempla a exibição do vídeo sobre a vida e obra de Adelar Bertussi que, junto com seu irmão Honeyde, formaram a mais famosa dupla de gaiteiros do Sul do Brasil, sendo precursores da música gaúcha, inspirando uma geração inteira de músicos. Além da exibição, serão feitos comentários de fatos históricos e musicais, bem como, uma pequena demonstração da obra dos Irmãos Bertussi.
Residência artística
O cantor e compositor Ricardo Pita também vai estar uma residência artística entre os dias 1º a três de maio com participação dos artistas Henrique Zattera, Lara Rossato, Sulimar Rass e Rafael De Boni. 
A residência desses artistas, Lara, Sulimar e Henrique com o músico equatoriano servirá para troca e informações e experiências que, de alguma forma, devem aparecer na apresentação de Ricardo Pita no domingo, cinco de maio, na UCS e em Bento Gonçalves. Toda esta atividade será dirigida pelo acordeonista Rafael De Boni.
Cenário sustentável
Concebido pela cenógrafa e arquiteta Roberta Tiburri, mais uma vez o cenário Festival Música de Rua será feito com materiais empresa da Pisani Plásticos, de Caxias do Sul. Para a montagem serão usadas mais de 700 caixas plásticas multicoloridas na ambientação do palco e demais áreas de circulação do público. As peças ganharam diferentes formas e versões para, depois de virar cenário, ter outras funções e serem reutilizadas de forma ecologicamente correta.
O projeto cenográfico do ano passado, feito a partir destas mesmas propostas e conceitos, foi destaque no 7º Prêmio Nacional Bornancini de Design 2018 ganhando o primeiro lugar na categoria Cenografia e Exposições Temporárias, segmento profissional. 
Homenagem a um amante a música
Aos 90, com uma coleção de mais de 24 mil CDs, além de vinis, fitas cassete, livros e fotografias relacionados à música, Rubem Festugatto, ex-funcionário da Marcopolo, será homenageado pelo Festival de Música de Ruas por ser o exemplo de alguém que ama profundamente esta linguagem artística. A homenagem será dia 26 e abril, às 19h30min, no Moinho da Cascata.
Novas vozes: inclusão e pertencimento
Movimento que emerge no contexto da mobilização social e das novas formas de protagonismo feminino na contemporaneidade, o slam vem dando voz e revelando mulheres articuladas na cena artística. Atenta a este contexto, a curadoria do Festival Música de Rua evidencia o trabalho do coletivo caxiense Slam das Manas, que estará no palco dia 5 de maio, na Universidade de Caxias do Sul.
Outra ação de inclusão de vozes femininas bem articuladas partiu do rapper Chiquinho Divilas. Nas atividades realizadas no projeto Cultura Hip Hop nas Escolas, ele fixou mobilizado pela verve e atitude de Dudah Cardozzo, 14 anos, estudante do 8º ano da Escola Ruben Bento Alves, e convidou a estudante para participar do show do projeto Rapajador. A apresentação de Dudah será acompanhada na plateia por seus colegas a escola, que ganharam transporte especial da Visate acompanhar o Música de Rua dia 5 de maio, na UCS.
O patrocínio do Festival Música de Rua é da Natura Musical
Financiamento Pro-Cultura RS - Governo do Estado do Rio Grande do Sul. 
Financiamento etapa Caxias do Sul - Lei de Incentivo à Cultura do município de Caxias do Sul.
Apoio: Metadados, Imobiliária Bento Alves, Visate e Fabbrica
Parceria: Universidade de Caxias do Sul, Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, Focco Sistemas de Gestão, UCS FM, Pisani Plásticos, CD Baby e Noise Áudio.
Realização: SantoDai Produções Culturais e Fecomércio SESC RS